Shuttle HOT-603 AMD640 (1997)

Shuttle HOT-603 AMD640 (1997)

 

   
        A FIC parecia dominar o mercado AMD K6 com o lançamento de duas placas-mãe baseadas em VIA VP2, porém a falta de suporte para a velocidade do barramento de 83,3 MHz e problemas de controle de qualidade eventualmente impediram que a PA-2007 ou PA-2011 se tornasse a Placa-mãe Socket 7 mais popular. Em vez disso, eles ficaram em segundo plano em relação a muitas placas-mãe baseadas em TX mais rápidas e estáveis, incluindo a própria PT-2007 da FIC, bem como a série 56x da Shuttle. No entanto, a FIC praticamente dominou o mercado VP2... até agora. 

            Com o lançamento do chipset AMD640, uma solução derivada do chipset Apollo VP2 da VIA, concorrente do chipset TX da Intel e superior a ele em muitos aspectos, a Shuttle rapidamente anunciou seu trabalho em uma placa-mãe baseada em AMD640 chamada HOT-601. Em julho, o HOT-601 foi renomeado para HOT-603, no entanto, ainda não vimos o modelo produzido em massa que esperávamos. Muitos desistiram da ideia de ter um HOT-603 indescritível e saíram e compraram outras placas-mãe TX mais populares, porém para aqueles que esperaram a chegada final do HOT-603, como esperado, nos pegou de surpresa. 


 Especificações


Socket Style:Socket 7
Chipset:AMD640 (VIA Apollo VP2)
Cache:1024KB
Form Factor:AT (w/ AT & ATX PS Connectors)
BUS Speeds:50 / 55 / 60 / 66 / 75 / 83 MHz
Clock Multipliers:1.5x / 2.0x / 2.5x / 3.0x / 3.5x / 4.0x / 4.5x / 5.0x / 5.5x
Voltages Supported:2.1v / 2.8v / 2.9v / 3.2v / 3.3v / 3.52v
RAM Slots:4 72pin SIMM Slots (EDO/FPM)
2 168pin DIMM Slots (SDRAM/EDO/FPM)
PCI/ISA Slots:4 PCI Slots
3 ISA Slots (1 Shared / 1 Full Length)
BIOS:AWARD PnP BIOS
PCI EIDE Controller:Super I/O
2 EIDE Channels
1 FDD Channel
2 Serial /1 EPP


A parte boa

            A Shuttle foi reconhecida inúmeras vezes por produzir produtos que primam pela qualidade, desempenho, bem como pelos recursos que proporcionam ao usuário. Seguindo os passos de seus ancestrais, o recém-lançado a Shuttle HOT-603 (mais ou menos) possui excelente qualidade, desempenho e definitivamente um conjunto de recursos de nocaute.



            O chipset Socket-7 mais esperado deste ano foi provavelmente o chipset AMD640, infelizmente problemas de fabricação e conflitos entre a AMD e o fabricante do equipamento original do chipset VIA fizeram com que a implementação real do chipset fosse adiada por algum tempo. Se você ainda não está ciente do fato, o chipset AMD640 nada mais é do que uma versão OEM do aclamado chipset VIA Apollo VP2, que está no coração da Shuttle HOT-603. O chipset AMD640, visto aqui em toda a sua glória, fornece o " Pentium II like " da HOT-603" conjunto de recursos. Este incrível conjunto de recursos inclui uma área de memória cacheável de 512 MB (equivalente à área de memória cache em um sistema Pentium II de processador único), suporte para SDRAM, suporte para discos rígidos UltraDMA com uma taxa de transferência teórica de 33,3 MB/s, suporte para o modo Linear Burst para uso com processadores Cyrix/IBM e suporte avançado de gerenciamento de energia idêntico ao encontrado no chipset TX da Intel. E ao contrário de alguns outros "concorrentes do chipset Intel", o desempenho do AMD640 (ou do VIA VP2) está mais ou menos no mesmo nível de uma placa-mãe baseada em TX. O cache L2 integrado de 1 MB dá a Shuttle HOT-603 uma vantagem extra sobre a concorrência, especialmente ao usar > 96 MB de RAM em aplicativos com uso intensivo de memória, como o Photoshop ou ambientes NT.Embora o AMD640 teoricamente suporte até 2 MB de cache L2, o Shuttle não oferece isso com a HOT-603, tornando 1 MB o limite absoluto... ah bem =)

            O layout e qualidade de fabricação da HOT-603 não é o melhor que poderia ser, porém está acima da "média" para um produto desse calibre. Shuttle é o tipo de fabricante que não para no mínimo ao produzir uma placa-mãe, esta filosofia é evidente com a HOT-603. Para uma placa-mãe AT, a Shuttle conseguiu empacotar o 603 com 4 slots PCI e 3 slots ISA além dos 4 slots SIMM e 2 DIMM. Sim, são DOIS slots DIMM! Embora o manual e o site do Shuttle mencionem que a HOT-603 vem com 3 slots DIMM, o modelo que foi testado estava equipado apenas com 2 slots DIMM, o que pode ser uma desvantagem se você quiser usar acima de 128 MB de SDRAM com a 603. O clássico "estilo ABIT" A configuração do regulador de tensão de comutação tripla chegou a HOT-603, o que é muito peculiar, considerando que a maioria das placas-mãe TX Shuttle não possui esse recurso. Todos os três dissipadores de calor se dissipam facilmente do regulador físico, o que aumenta a incrível estabilidade da 603 quando em clock normal e até mesmo em overclock (até certo ponto). 

            A decisão da Shuttle de incluir um conector de alimentação ATX além de um conector de alimentação AT dá a HOT-603 uma ligeira vantagem de layout sobre sua contraparte FIC e também o torna mais versátil que a PA-2007 através da abertura de um jumper para permitir suporte para ATX suprimentos de energia. Os primeiros relatórios sobre a HOT-603 indicavam problemas com certas fontes de alimentação, porém nos testes realizados não tive nenhum problema com a HOT-603 que poderia ser causado diretamente por uma incompatibilidade com a fonte de alimentação do gabinete (o gabinete de teste era um InWin G500). Os jumpers fáceis de configurar na HOT-603 fazem com que a comutação entre velocidades de barramento e multiplicadores de clock seja quase instantânea. Shuttle inclui e usa alguns de seus 'jumpers com alças' de marca registrada no pacote da HOT-603 que facilitam o acesso e a alteração das configurações de tensão e velocidade do barramento. O multiplicador de clock é controlado através de três jumpers de fácil acesso localizados perto o suficiente da CPU para serem reconhecidos, mas distantes o suficiente para simplificar a limitação. 

            Como a maioria das placas-mãe Shuttle mais recentes, a HOT-603 não vem com um manual volumoso que você deve folhear para encontrar algumas configurações de jumper, em vez disso, vem com um sistema de documentação de várias partes. Incluído com o pacote da HOT-603 está um cartão de referência rápida, encontrado em produtos de outros fabricantes, como MTech, que documenta completamente as configurações apropriadas da CPU (incluindo as configurações de velocidade de barramento de 75/83MHz), bem como outras configurações úteis (incluindo o 2.1v configuração de tensão do núcleo para uso com os próximos AMD K6/266 e 300 que o HOT-603 suporta totalmente, cortesia de sua capacidade > 4.0x clkmul). A segunda parte da documentação da HOT-603 é o CDROM que contém itens como o manual completo em formato PDF, um protetor de tela Shuttle, 

            A instalação e configuração da 603, sendo uma placa-mãe não baseada em chipset Intel, é mais fácil do que se poderia esperar. Na verdade, a configuração dos drivers Bus Mastering EIDE da VIA é mais fácil do que os drivers Intel BMIDE 3.01 horrivelmente incompatíveis e erráticos. Para aqueles que estão tendo problemas para encontrar os drivers, você pode baixá-los aqui. Após a inicialização inicial, o utilitário AWARD PnP BIOS Setup pode ser invocado e configurado confortavelmente para os tempos máximos de memória sem muitos problemas, se houver, os tempos de cache podem até ser reduzidos para 2-1-1-1, o que era quase impossível com a FIC PA-2007. O desempenho do HOT-603 é excelente no geral, tornando-o o novo detentor do prêmio de melhor placa-mãe Socket-7 na página de tecnologia de hardware da Anand. Com o AMD K6, o desempenho é inigualável pela maioria dos concorrentes e está entre os melhores dos melhores pontuando bem acima da média na maioria dos casos. O ponto fraco da HOT-603 é definitivamente o desempenho do Pentium MMX, no entanto, mesmo com um Pentium MMX 233 com clock de 262,5, o 603 consegue uma pontuação de 57,0 no Business Winstone 97. Devido ao AMD640'  

            Na maioria das vezes, a HOT-603 é uma excelente placa-mãe, porém tem sua própria parcela de falhas para lidar.

 A parte ruim

            Além do fato de que a HOT-603 está disponível apenas em um formato AT, a HOT-603 é atormentado por outro problema, infelizmente muito mais grave do que os problemas associados ao fator de forma AT padrão. A HOT-603, ao contrário da FIC PA-2007, suporta fisicamente a frequência de barramento de 83,3 MHz, porém sua estabilidade nessa configuração é outra questão. Antes de realmente testar a HOT-603, muitas fontes me informaram que haveria problemas com a configuração de velocidade de barramento da 603 e 83,3 MHz. O problema como um todo não está relacionado a um componente específico da placa-mãe ou do chipset, mas mais ou menos uma combinação de pequenas falhas que juntas compensam a instabilidade errática apenas na velocidade do barramento de 83,3 MHz (a 603 funciona quase perfeitamente na velocidade de barramento de 75MHz). Obviamente, o candidato mais viável para um processador que funcionaria na velocidade de barramento de 83,3 MHz seria o Intel Pentium MMX. Não só seus requisitos de voltagem são muito menores que os do AMD K6 e do Cyrix 6x86MX, mas também é conhecido por ser possivelmente o melhor chip Socket-7 para a overclockers, já que muitas vezes a unidade de 233MHz pode chegar a incríveis 290,5MHz. E com o Shuttle HOT-603, o Pentium MMX de fato quebra a barreira do barramento de 75MHz com o 233 no banco de teste capaz de rodar na configuração 208 (83,3 x 2,5) de forma bastante confiável. Por que o Pentium MMX pode completar uma execução completa do Winstone na velocidade de barramento de 83,3 MHz quando o AMD K6 e o ​​Cyrix 6x86MX não podem? Alguns fatores entram em jogo ao diagnosticar esse problema.


        À esquerda você pode ver claramente os abundantes capacitores ao redor do CI Socket-7 da placa-mãe Shuttle HOT-603, porém o problema da velocidade do barramento de 83,3MHz não está nos capacitores... e sim, ao lado dos capacitores. Se você olhar para o topo da imagem, você mal consegue distinguir a forma de dois dos três dissipadores de calor do regulador de tensão de comutação "estilo ABIT", é aí que os problemas começam. Lembre-se do hype sobre como a HOT-603 não funcionaria em algumas fontes de alimentação mais baratas? A HOT-603, possivelmente, pode sofrer de uma configuração inferior do regulador de tensão, o que explicaria por que:

  • tem problemas com algumas fontes de alimentação mais baratas
  • tem problemas ao fazer overclock de processadores que consomem grandes quantidades de corrente

            O melhor exemplo disso seria o AMD K6, uma vez que consome uma quantidade incrível de corrente e é conhecido por colocar muito estresse em reguladores de tensão fabricados a baixo custo. Os reguladores de voltagem da HOT-603 não são de forma alguma "fabricados de forma barata", mas também não estão à altura da qualidade encontrada em outras placas-mãe como a TX5N da ABIT ou AOpen AX5T-3. O K6 funcionou perfeitamente em todas as velocidades abaixo de 233 MHz (excluindo configurações usando a velocidade de barramento de 83,3 MHz e incluindo a configuração padrão de 233 MHz), mas em 250 e 262,5 (sem mencionar 290,5, que é praticamente impossível com o K6), o sistema não conseguiu concluir um Teste de Winstone. Normalmente eu atribuiria isso ao calor, no entanto, a placa-mãe de teste estava ficando sem gabinete em uma temperatura ambiente anormalmente fria em um ambiente bem ventilado. A CPU foi resfriada com um dissipador de 1,5" alto com uma ventoinha de rolamento de esferas para serviço pesado e uma pequena quantidade de pasta térmica foi aplicada entre a CPU e o dissipador de calor. A única explicação para esta anomalia seria que a potência consumida pelo K6 é simplesmente muito grande para os reguladores de tensão da placa lidarem, já que na maioria dos casos em que o K6 falharia o Winstone o sistema reiniciaria espontaneamente em vez de simplesmente gerar um erro de exceção de aplicativo. Agora, embora isso possa explicar por que o AMD K6 não pode ser overclock muito facilmente para velocidades de clock maiores que 233MHz, isso não explica por que o K6 falharia em completar os testes do Winstone 97 em 208MHZ (83,3 x 2,5). um erro de exceção do aplicativo e NÃO reiniciou espontaneamente O problema aqui se relaciona diretamente com a instabilidade com a velocidade do barramento de 83,3 MHz que outros têm relatado e não os reguladores de tensão na HOT-603. 



            No começo eu assumi que seria um problema de SDRAM, no entanto, depois de tentar 3 tipos diferentes de SDRAM, bem como um par de SIMMs Micron 50ns EDO, cheguei à conclusão de que, independentemente de como emparelhei a memória, os problemas de velocidade de barramento de 83,3 MHz seriam não vá embora, embora eu deva acrescentar que SDRAM baseado em chips NEC funcionou aparentemente melhor do que aqueles baseados em outros chips. A próxima solução óbvia para o problema seriam os tempos de memória na configuração do BIOS... no entanto, mesmo com as configurações mais generosas, os problemas de instabilidade existiam de uma forma ou de outra. Sugestões foram feitas para adicionar resfriamento extra ao próprio chipset, porém rapidamente cheguei à conclusão de que os problemas não eram decorrentes do resfriamento físico do chipset. Tudo isso faz você se perguntar se havia uma razão pela qual a FIC não incluiu uma opção de velocidade de barramento de 83,3 MHz com a PA-2007. Ainda parece duvidoso que o chipset seja o culpado pela instabilidade na velocidade do barramento de 83,3 MHz, porém há rumores de que a Shuttle lançará outra atualização do BIOS para o 603 que pode ou não corrigir esses problemas. A segunda revisão do BIOS para a HOT-603 aumenta a estabilidade do 603 com as velocidades de barramento de 75 e 83,3 MHz visivelmente sobre a revisão original, mas ainda não é suficiente para tornar a execução na configuração de 83,3 MHz uma opção realista. Eu consideraria a HOT-603 como não sendo um concorrente para o mercado de ônibus de 83,3 MHz até que a Shuttle possa corrigir esses problemas. Apesar desses problemas, o excelente desempenho, qualidade e estabilidade da HOT-603 (na maioria das vezes) lhe rendeu o prêmio Anand's Hardware Tech Page de melhor placa-mãe Socket-7 geral.

Uso de IRQ

  • Permite que o usuário defina individualmente IRQs para cada cartão ISA Legacy
  • Mapeia PCI IDE IRQ para PCI/ISA
  • Detecta automaticamente cartões PnP após a detecção de HDD


Configurações do BIOS

Aqui estão minhas configurações de BIOS recomendadas para aqueles que estão tendo problemas com a HOT-603 e velocidades de barramento mais altas. Abaixo estão minhas configurações recomendadas para velocidades de barramento < 66MHz e 75MHz. Se você estiver usando Non-EDO RAM (FPM DRAM), use as configurações na coluna 2 (Non - EDO), se você estiver usando SDRAM/EDO RAM com uma velocidade de barramento de 50/60/66MHz, use a 3ª (66MHz Configuração) coluna. A próxima coluna deve ser usada se você estiver usando a velocidade de barramento de 75MHz e EDO/SDRAM. Finalmente, se você estiver procurando a configuração mais segura e estável, use a última coluna. Existem mais opções de configuração de recursos do chipset do que as listadas aqui, mas elas pertencem a portas seriais/paralelas e não têm nada a ver com tempos de memória, então as deixei de fora intencionalmente.


Shuttle HOT-603 Chipset Features Setup
ItemNon - EDO66MHz Setting75/83MHz SettingSafe Setting
DRAM Auto Configuration:DisabledDisabledDisabledDisabled
DRAM Timing Control:NormalTurboNormalNormal
SDRAM Single/Burst Write:BurstBurstBurstBurst
SDRAM Cycle Length:2223
SDRAM Bank Interleave:4 Bank4 Bank4 BankDisabled
Sustained 3T Write:EnabledEnabledEnabledDisabled
2 Bank PBSRAM:2-1-1-12-1-1-12-1-1-13-1-1-1
Read Pipeline:DisabledEnabledEnabledDisabled
Write Pipeline:EnabledEnabledEnabledDisabled
Linear Burst Mode:DisabledDisabledDisabledDisabled
Video BIOS Cacheable:DisabledDisabledDisabledDisabled
System BIOS Cacheable:EnabledEnabledEnabledDisabled
Memory Hole At 15MB Addr.:DisabledDisabledDisabledDisabled
OnChip USB:DisabledDisabledDisabledDisabled


 O Teste

Nos últimos tempos, a escolha de uma placa-mãe não pode ser completamente determinada por uma pontuação Winstone. Agora, muitas placas ficam a um ponto Winstone umas das outras e, portanto, a necessidade de comparar as placas umas com as outras diminui. Portanto, você não deve basear sua decisão inteiramente nos benchmarks que você vê aqui, mas também nas características e vantagens técnicas desta placa em particular, visto que isso provavelmente fará a maior diferença em sua experiência geral.

Como eu testei
  • Cada benchmark foi executado no mínimo 2 vezes e no máximo 5 vezes, se a placa-mãe falhar em concluir um único teste dentro das 5 execuções de teste, o SO/Software será reinstalado em um disco rígido recém-formatado e as configurações do BIOS serãoajustadas para evitar que o teste falhe novamente. Todos esses encontros foram anotados no momento exato de sua ocorrência.
  • Winstone Business  97 / Business Graphics Winmark 97 foi executado em cada velocidade de clock testada individualmente, se pontuações confiáveis ​​forem alcançadas com as duas primeiras execuções de teste, uma média das duas será obtida e registrada como a pontuação final naquela velocidade de clock. Se o sistema de teste exibir um comportamento errático durante a execução dos testes ou os resultados foram incrivelmente baixos/altos, os testes foram executados novamente até 5 vezes e uma média de todas as execuções de teste será feita e registrada na pontuação final naquela velocidade de clock
  • Winstone Business 98 / Business Graphics Winmark 98 será executado no Pentium MMX a 233MHz e no AMD K6 a 233MHz, as regras de média para esses testes são as mesmas usadas para as 97 suítes de teste. 
  • Winstone Business 98 será executado no Pentium II a 300MHz sozinho.
  • Depois que cada placa-mãe foi testada, uma formatação completa do disco rígido de teste será feita, e o software de sistema operacional/benchmarking será reinstalado, depois uma desfragmentação será iniciada usando o Utilitário de desfragmentação de disco do Windows 95
  • Nenhum driver desnecessário estava presente no sistema de teste além daqueles necessários para que o sistema funcionasse da melhor maneira possível
  • Todos os arquivos de instalação externos foram movidos para uma partição separada durante o teste para evitar que afetem os resultados do teste
  • Todos os testes foram realizados em 800 x 600 x 256 cores.

Configuração de teste


Processador(es):AMD K6/233 ANR e Intel Pentium MMX 233 e Cyrix 6x86MX-PR2/200
RAM:2 - DIMMs SDRAM de megatendências avançadas de 32 MB
Discos rígidos):Caviar Western Digital AC21600H
Cartão de vídeo:Matrox Millennium (2 MB WRAM)
Drivers Busmaster EIDE:VIA 2.13
Drivers da placa de vídeo:MGA Millennium 4.03.00.3410
SO:Windows 95 Service Release 2
Refrigeração do sistema:
Gabinete InWin G500 Mid Tower com dissipador de calor/ventilador de 1,5"


Desempenho no Windows 95 da


CPUNegócios Winstone 97Gráficos de Negócios Winmark 97
AMD K6-20053,7108
AMD K6-22557,0113
AMD K6-23356.1110
Cyrix 6x86MX-PR2/200+ (150/75)54,7110
Cyrix 6x86MX-PR2/200+ (166/66)56,6117
Intel Pentium MMX - 20050,599,7
Intel Pentium MMX - 20854,2101
Intel Pentium MMX - 22555,0113
Intel Pentium MMX - 23353.2102
Intel Pentium MMX - 262,557,0120

O veredito

No geral, a Shuttle HOT-603 é uma excelente placa-mãe, e se você não estiver muito interessado nas possibilidades de overclock que a velocidade de barramento de 83,3 MHz oferece, ela parece ser a placa-mãe perfeita... por enquanto é isso. No final deste mês, alguns dos maiores nomes da indústria estarão exibindo suas mais novas placas-mãe baseadas no chipset VIA VP3 (o sucessor do VP2 e AMD640 que suporta todos os recursos dos dois anteriores e adiciona suporte para 1 GB de memória cache como bem como AGP) que poderia muito bem substituir a HOT-603 e a PA-2007 no topo da lista, mas por enquanto se você precisa ter uma placa-mãe dê uma boa olhada na HOT-603, já que ele tem bastante oferecer.



Postar um comentário

0Comentários