Quando meu primo adquiriu essa máquina em 2003, eu não podia acreditar no que meus olhos viam: Um notebook de 17 polegadas! Isso era algo impensável para a época! A Apple foi a primeira a lançar um notebook de 17 (Powerbook G4 AL 17), mas a toshiba já lançou o P25 logo em seguida. O P25 era basicamente a versão P15, só que com tela maior. Engraçado que naquela epoca, ninguem pensou em colocar um teclado numerico no teclado, o que proporcionou essa cara de desproporção/desajeitado, assim como o PB17.
Meu primo parece ter se empenhado em achar essa maquina na epoca, afinal ele teve que viajar até o panamá para adquiri-lo. Lembro-me de nessa epoca, ele ter feito um seguro só para o notebook, que ele carregava pra cima e pra baixo numa grande e bonita mochila. Ele é um renomado programador, muito respeitado no ramo, então sua ferramenta de trabalho, não poderia ser qualquer coisa.
Essa máquina eu mantenho em minha coleção, com um carinho especial, por ser de familia. Ela é muito resistente, nunca deu defeito*, e foi ultilizada por ele até meados de 2006 ou 2007, quando ele adquiriu um Macbook Pro Intel de 17 polegadas. A maquina então ficou na recepção da empresa dele (onde a vagabunda da recepcionista fez o favor de destruir os adesivos de fabrica), e veio para minha casa em 2008 quando ele se mudou para o exterior, e deu ele para minha tia usar no dia a dia. Mesmo sendo um Pentium 4, ele ainda não era obsoleto, e em 2009, foi para a mão da minha mãe, que o usou até meados de 2014 ou 2015, quando já era trabalhoso para ele renderizar o youtube. Outro problema para usar no dia a dia, é que ele não era muito com com o Win7, devido a não existir drivers da placa de video dele para o seven.
Após todos esses anos de uso, o display dele estava com o nivel de branco bastante amarelado (efeito comum em LCDs CCFL), o display original era um display fosco de 1440x900. Eu cheguei a colocar uma tela full hd nele, mas a bios dele não soube lidar com essa resolução, então comprei uma tela nova da mesma resolução, porem brilhante, pois esta possui um contraste melhor. Eu usei algumas vezes como máquina reserva (quando acontecia algo com meu computador de uso diario), hoje em dia ele é completamente obsoleto, o que o torna perfeito para jogos antigos. Aliás, a primeira vez que joguei Unreal Tournament, foi nele!
Essa criança usa um processador de desktop, 478, Pentium 4 de 2.8GHz, mas houve versões dele com até 3.2Ghz. Infelizmente esta versão é a comum, com placa de video FX GO5200, mas tambem houve uma versão com a FX 5700. Ele tem um desempenho bem acima da média, comparado com notebooks da mesma epoca e configuração, mas sempre teve um tempo de bateria bem curto. Ele tambem tem 3 ventoinhas, e tinha alto-falantes Harman/Kardon, que já se deterioraram.
*o unico problema dele é que as vezes ele desliga sozinho aleatóriamente, e não é por superaquecimento. Ainda preciso descobrir o que causa isso.
![]() |
| Esta foto é de 2008 |


.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)





0Comentários
Os comentários a seguir é de responsabilidade de seus respectivos idealizadores.